sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cuidados e dicas


  • Ao comprar seu hamster, verifique se sua pele não possui nenhuma ferida, se o pêlo está brilhante e se os olhos estão com um aspecto saudável;
  • Se optar por querer mais um hamster em uma mesma gaiola, prefira o hamster anão russo, pois se dão melhor vivendo em colônias. O hamster sírio é territorialista.
  • rodinha é um item essencial para o seu hamster, pois estimula o animal a praticar exercícios. Ao escolher a rodinha, preste atenção no tamanho, pois se a rodinha for muito grande seu hamster pode enroscar a pata e se machucar e se for muito pequena, ele não vai conseguir andar nela direito e com isto o animal ficará desestimulado a praticar exercícios.
    Para forrar a gaiola, prefira a areia de gato, que neutraliza o odor da urina, formando “pequenas bolinhas”, facilitando a limpeza. Adicione também serragem macia, própria para roedores.
    • Mesmo com pêlos, hamsters são animais que perdem calor facilmente (por isso suas patinhas são geladas), por isso ofereça a ele papel higiênico branco, rolos de papelão ou um pedaço de pano (que não solte fiapos) para seu animalzinho se aquecer. Lembre-se de não dar algodão ao seu hamster, pois ele pode se engasgar;
    • Não deixe seu hamster exposto ao sol, pois o calor excessivo pode fazer seu animal ficar desidratado e acabar falecendo. Nos dias mais quentes, deixe seu amiguinho num lugar fresco e com sombra;
      • Caso perceba que seu hamster esteja fraco e meio desanimando, há suplementos de vitaminas específicos para roedores que podem ser encontrados em qualquer pet-shop. Mas antes de qualquer coisa, procure um veterinário;
      • Os hamsters tem o hábito de se limpar o tempo todo, sendo desnecessário (e extremamente desaconselhável) banhá-los. Para ajudar seu animalzinho em sua higiene, limpe a gaiola duas vezes por semana mas nunca dê banho nele com água. Caso sinta necessidade, passe um pano umedecido de bebê na genitália ou utilize pós específicos para o banho;
      • Eles possuem uma espécie de bolsa na bochecha para poder transportar alimento. Na verdade, ele gosta de esconder comida nessa bolsa para levar em um lugar mais tranqüilo de degustar. Mas não é só alimento que ele guarda. Não se assuste se ver ele "comendo" papel ou outro tipo de material, pois na verdade, está armazenando nessa bolsa para poder transportar até o local onde dorme para fazer sua caminha;
      • Por instinto, eles dormem boa parte do dia e são bem ativos a noite, mas com o tempo, ele vai entrando na rotina do dono, podendo tornar-se ativo também pela manhã;
      • Como são xeretas por natureza, gostam de se enfiar em todos os lugares possíveis e imagináveis, por isso na hora de soltar seu amiguinho, fique sempre por perto para que ele não se enfie debaixo de algum móvel, morda algum fio ou coma algum inseto morto. O mais indicado é, se quiser soltá-lo, verifique se não há outro animal por perto e coloque-o no globo (vendido em pet-shops);  
      • Na hora de dar a comida, não exagere na quantidade! Para o caso de frutas e vegetais, corte em pedaços pequenos e ofereça ao seu hamster aos poucos, assim você poderá ir vendo do que o seu hamster gosta de comer, pois assim como nós, eles também têm seus próprios gostos em questão de comida;
      • Lembre-se de trocar a água e a comida de seu hamster todo o dia;
      • Ao escolher a gaiola, prefira uma que seja maior, pois hamsters gostam de espaço para poder se movimentar (espaços pequenos demais podem deixar seu hamster agressivo e estressado). Também prefira gaiolas que a grade tenha um espaço pequeno entre si, pois no caso de hamsters pequenos, como o anão russo, se a grade da gaiola for muito espaçada, ele pode escapar;
        Caso deseje presentear uma criança com um hamster, escolha o hamster sírio, por ser maior e menos frágil que o chinês e o anão russo, apesar de crianças não serem os donos mais indicados para animais;Como nós, o hamster também pode ter seu “dia de fúria”. Se ele estiver com as orelhas apontadas para trás, isto mostra que ele está bravo, ai é bom nem querer brincar com ele senão o animal poderá ficar mais bravo e acabar mordendo;Para limpar a gaiola use sabão neutro e enxágüe bem. Depois, seque com uma toalha limpa e coloque uma nova quantidade de areia de gato (no máximo 5 cm);Caso tenha uma casinha na gaiola do seu hamster, lembre-se de limpar todo o dia, pois é geralmente onde eles estocam a comida;Se não tiver casinha, ele vai usar um canto da gaiola como “depósito” de comida. Lembre antes de dar a comida nova, remova a comida velha com um papel. O hamster ficará bravo, mas é para o bem dele, pois deixar comida velha acumular na gaiola pode acabar atraindo insetos, como moscas e baratas;Quando for limpar a gaiola do seu hamster, coloque-o dentro de uma bacia ou balde limpo, para que ele não fuja e acabe se machucando. Ah, e escolha as gaiolas com fundo de plástico, pois são mais fáceis de limpar;
        • Caso seu hamster fuja, coloque sementes de girassol por todos os cantos da casa e feche todas as portas. No outro dia, volte para estes cantos e veja onde está faltando comida e aonde tiver, é onde seu hamster está escondido. Se ele estiver dentro de algum buraco ou móvel, chame-o pelo nome e tente pegar o animal devagar até levá-lo a gaiola. Pode também atraí-lo com sua comida preferida;
        • Para evitar fugas, amarre a porta da gaiola com um pedaço de arame (sim, aqueles de pão-de-forma são bons);
        • Por muitas vezes, o hamster anão-russo é vendido como chinês e vice-versa. Para saber a diferença exata entre eles, veja o artigo: Hamster Chinês ou Anão-Russo
        • O hamster vive geralmente entre dois a dois anos e meio, podendo chegar a quatro anos no máximo;Mike and the Carrot

sábado, 25 de agosto de 2012

Hamster

Hamster
Goldhamster.jpg
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Rodentia
Superfamília:Muroidea
Família:Cricetidae
Subfamília:Cricetinae
Fischer de Waldheim, 1817

Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.
É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.

Índice

  [esconder

[editar]Características

Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais.
tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos sem acasalamento,contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Existem diferentes espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e muito deles habitam regiões semi-desertas onde vivem em tocas.
Estas tocas são formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comida ou dormir. Os hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles vêem muito mal , mas têm o olfatoapurado e uma excelente audição.
Muitas espécies de hamsters têm as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem carregar comida e forragem para ser guardada em sua toca.
A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã "hamstern" que significa "acumular" ou "armazenar", uma referência às suas bochechas.
Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso.
As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpopeludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom claro).
Uma característica muito interessante do hamster é o fato de eles morrerem de pernas para o ar ao contrario dos outros roedores, que morrem deitados.
De acordo com as pesquisas cientificas, um hamster é capaz de imitar tudo o que vê até que seja na televisão, qualquer outro animal da sua espécie, tornando-se assim um animal muito inteligente.

[editar]Espécies

Pode-se dividir as espécies do Hamster em selvagens e domesticáveis, de acordo com a possibilidade ou não da criação em cativeiro. Segundo este critério, tem-se:

[editar]Selvagens

[editar]Domesticáveis

[editar]Curiosidades

  • Apesar de não manifestar afeto, e ser caracteristicamente de comportamento individualista mesmo com os da própria espécie, o hamster pode ser condicionado a aprender alguns truques, utilizando-se para isto da técnica de oferecer recompensas.
  • São animais independentes, pois não precisam de cuidados como banhos, nem vacinas (não transmitem doenças, desde que estejam em um ambiente sem doenças), e tendo uma gaiola confortável com comida de qualidade e água limpa viverá sem nenhum problema.

[editar]Classificação


Tratando do hamster


A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.
Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergué-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá logo que não tem nada que temer.
A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão.
Uma vez que o Hamster está certo que não há nada que temer, levante a parte superior da gaiola ou abra a porta da gaiola, e puxe o hamster para cima com as duas mãos. Não segure forte pois também pode se assustar com isso.
Não erga seu hamster muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e simplesmente aterrissará em seu colo.
Uma vez que você tirou seu hamster da gaiola, e está se sentando, coloque o hamster de frente para você - eles parecem menos inclinados a saltar se estão de frente para você. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Uma vez satisfeito de passar de uma mão à outra, com suavidade comece a encurvar seus dedos ao redor do corpo de forma que possa começar a adquirir o hábito de ser segurado.
Primeiro seu hamster deve ficar contente de caminhar de uma mão à outra com seus dedos ao redor de seu corpo e você pode então se sentar e deixando-o caminhar novamente de uma mão à outra.
Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Seja paciente e gentil e seu hamster se tornará muito facilmente domesticado.
Se seu hamster realmente é assustadiço ou teve uma experiência ruim e morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Uma vez que o hamster deixe de morder pode começar a manusear o hamster sem luvas.
Não manuseie seu hamster diretamente depois que você tenha manuseado comida. Hamsters têm vista extremamente pobre e confiam no sentido do olfato, se você tem comido há pouco uma maçã, o hamster cheirará isto em sua mão e pensará que sua mão é uma maçã e pode dar uma mordida.
Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentamChinês em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos - é freqüentemente difícil remover um chinês de sua mão! Outro ponto digno de nota sobre o chinês é que se eles estão nervosos têm o hábito de esvaziar a bexiga em sua mão! Roborovskis são extremamente vivazes e rápidos e então não são facilmente tratados . Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.

Um pouco mais sobre alimentação


A maioria dos Pet Shop( lojas de animais de estimação) vendem uma ração balanceada para alimentar hamsters. Esta ração normalmente consiste em aveia esmagada, cevada, bolinhos para roedores, amendoim, sementes de girassol , milho, biscoitos para cães e também podem incluir ingredientes como feijão, gafanhoto, flocos de ervilhas, milho e sementes para pássaros.
Hamsters devem ser alimentados com uma ração básica de hamster e a dieta deles pode ser completada através de outras comidas. Suplementos para a dieta de um hamster podem incluir:
Talos de couve-flor
Cenouras
Salsa - um bom tônico para alimentar o hamsters
Repolho
Pepino
Maçã
Plantas de framboesa - as folhas são benéficas se o hamster tem diarreia
Trevo
Alface - quantidades pequenas podem causar ocasionalmente problemas no fígado
Devem ser acrescentados legumes lentamente à dieta de um hamster para não causar diarreia e se isto acontecer a alimentação de legumes deve cessar até o hamster estar recuperado.
Outros petiscos que os hamsters gostam incluem:
Ovos mexidos
Biscoitos
Bolo
Pão
Uma variedade de comidas para hamsters também se acham em Pet Shop (lojas para animais de estimação).

Hamsters , um pouco sobre eles


O hamster pertence à família roedora e há muitas espécies diferente mas só algumas espécies são mantidas como animais de estimação, e éHamster Becream o animal pequeno mais popular de estimação em muitos países hoje. A maioria das espécies de hamster habitam áreas de semi-deserto e é noturno. A maioria espécies, mas não todas, tem a bochecha expansível na qual eles podem levar comida e forragem para o ninho.
Hamster BandedHamster BlondHamster Albino

domingo, 19 de agosto de 2012

Informe-se


Informe-se

Cecotrofia

Se você torce o nariz e faz cara feia ao ver seu hamster pegar fezes e colocá-las na boca, é melhor ler o artigo e aprender mais sobre o hábito. Saiba mais...

Gaiola e acessórios

Leia um pouco sobre as diferentes maneiras de alojar seu hamster. Saiba mais...

Reprodução

Se você planeja iniciar uma criação ou teve a surpresa de descobrir filhotes na gaiolinha da hamster, aprende sobre como cuidar dos filhotes nesta página. Saiba mais...

Segurança e zelo

Veja como você pode deixar seu hamster mais seguro e evitar desagradáveis acidentes com o bichinho. Saiba mais...

Nada a declarar

Hamsters!!!!!
   
      
    



sábado, 18 de agosto de 2012

Video

http://www.youtube.com/watch?v=Q2H_vWpaJeg

Veja esse vídeo que mostra como fazer brinquedos caseiros para hamsters

O nome do vídeo é ''Como fazer brinquedos para hamsters caseiro''

Se não dar certo pode reclamar

eu tentarei melhorar

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Comportamento e domesticação


Hamsters foram utilizados inicialmente como animais de laboratório, embora essa pratica ainda exista, sendo que nos últimos anos foram adotados como animais de companhia em função de sua inteligência" e sua capacidade de interagir com os seres humanos.
Hamsters utilizam-se de seu aguçado faro e de seu tato para identificar território, objetos, inimigos e parceiros sexuais. Reconhecem seus donos em pouco tempo de convivência, especialmente se manuseados com alguma regularidade, sendo que esse contato deve ser estabelecido principalmente à noite, horário em que são mais ativos e dispostos a brincadeiras.  
A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.
Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergue-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá logo que não tem nada que temer. A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão. Não tenha medo e não faça movimentos bruscos para não assustá-lo. Esta fase é muito importante para que ele adquira confiança e perca o medo.

Quando o hamster perder o medo esta na hora de tirá-lo da gaiola. Abra a parte superior da gaiola e pegue o hamster com cuidado. Não segure forte pois também pode se assustar com isso. Retire-o da gaiola mas não erga muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e assim evitasse que se machuque. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Aos poucos vá segurando com mais firmeza para que ele se acostume. Mas, você deve fazer isso com calma e gradativamente para que o hamster não se assuste.
Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Se você for paciente e gentil, com certeza seu hamster será um animal dócil e totalmente domesticado.
Se seu hamster morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Quando ele deixar de morder você também não precisará mais usar as luvas.
Outra dica muito importante é que você nunca deve pegar o seu hamster quando ele estiver dormindo ou comendo. Ele pode se assustar e pode morder.
Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentam em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos. O chinês também tem o hábito, quando estão nervosos, de urinar na mão. Roborovskis são extremamente espertos e rápidos e então não são facilmente tratados. Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.


Hamsters ,hamsters

      


Alimentação correta

Quando você fala gerbil ou esquilo da mongólia é o mesmo animal. O Hamster não deve ser chamado por esquilo. Se o seu animal é sem rabo, trata-se provavelmente do hamster sírio. Assim, para não criar confusão com o gerbil, chame-o apenas de hamster. Não recomenda-se dar leite em pó. Você pode comprar nas casas especializadas uma dieta própria para hamster, que iclui sementes de girassol, amendoim, milho, ervilhas, pellets e outros itens. Essa ração é o alimento principal, porém, você deve suplementar a ração com alimentos frescos, que são dados ocasionalmente, tais como: maçã, banana, cenoura, brócoli, couve-flor, repolho, milho na espiga, ervilhas, espinafre, uvas, ovo cozido, pão integral e outros alimentos. Lembre-se de introduzir esses alimentos aos poucos, pois se der muito e sem acostumar o hamster, ele vai apresentar as fezes líquidas ou pastosas. NÃO alimente seu animalzinho com doces, chocolate, manteiga, alho, cebola, doces e ração de coelho com antibiótico. Forneça água através de um bebedouro tipo mamadeira. Existe a falsa crença de que os hamsters não precisam de água. 



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gestação e Nascimento


Durante a gestação, é importante fornecer alimentação à vontade , leite e vegetais para aumentar a taxa de ingestão de proteínas. Não se deve pegar a fêmea neste período. Também remova a roda ou qualquer outro objeto que possa machucar a fêmea. Cerca de dois dias antes da data esperada para o nascimento, deve-se limpar a gaiola e deixar bastante material disponível para a fêmea construir seu ninho (papel higiênico, por exemplo). Não use jornal, pois a tinta pode ser tóxica. Após a limpeza, não se deve mais mexer na gaiola ou incomodar a fêmea.
Normalmente, o nascimento se dá à tardinha, à noite ou de manhã cedo, podendo também ocorrer durante o dia. A fêmea permanecerá ativa até o momento de dar à luz. Antes do nascimento de cada filhote, ela contrairá seus músculos abdominais duas ou três vezes, sentará nas patas traseiras e se curvará, enquanto dá à luz a um único filhote de cada vez. A placenta, que parece um pequeno saco de sangue, será expelida após o nascimento de cada filhote, sendo em geral ingerida pela mãe. Os filhotes nascerão em intervalos de mais ou menos 10 minutos, e a mãe deverá permanecer ativa entre cada nascimento. Desta forma, os filhotes poderão nascer em lugares diferentes da gaiola, mas a mãe os recolherá e os levará para o ninho assim que terminar de dar à luz.
Depois do nascimento dos filhotes, geralmente haverá sangue na forração. Este sangue é proveniente da placenta, e não é preciso ficar preocupado. Os filhotes nascem sem pêlos, cegos e surdos. Os olhos pretos já poderão ser vistos através da pele. No entanto, se os olhos forem vermelhos, não poderão ser vistos. Eles já nascem com dentes. Não se deve mexer no ninho nem nos filhotes antes de duas semanas, sob o risco de a mãe rejeitar as crias ou mesmo comê-las.
A pele dos filhotes começará a apresentar pigmentação após 4 a 6 dias e a pelagem começará a crescer. Aos 8 ou 10 dias, os filhotes começarão a andar pela gaiola. Com 16 dias, os filhotes já estarão cobertos de pêlos e seus olhos já estarão abertos. Já será possível segurar os filhotes por curtos períodos, podendo-se então limpar a gaiola.
Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite. Com 3 semanas de vida, os filhotes já estarão desmamados, e deve-se então separá-los em duas gaiolas diferentes, por sexo (menino ou menina).
Após 3 semanas junto aos seus irmãos e com 6 semanas de vida, cada filhote deverá ser colocado em uma gaiola separada e estarão prontos para serem vendidos ou doados.

domingo, 5 de agosto de 2012

Outras doenças



 Diarréia - Ela pode ser causada por superalimentação de legumes ou comida úmida. Um hamster que sofre de diarréia não deve ser alimentado com qualquer legume ou comida úmida até se re
cuperar. Nos casos de diarréia prolongada deve ser procurado o conselho do veterinário.
Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas não quentes). Se o hamster tem dificuldade para respirar ou não se recupera depois de alguns dias deve ser procurado o conselho do veterinário.
Hibernação - Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters não fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade até ficar ativo. Bastante comida e água devem estar disponíveis.
Sarna ( Perda de pelo) - Isto pode acontecer em hamsters mais velhos e normalmente acontece na barriga ou área do quadril. Isto pode ser evitado esmagando tabletes de levedura na comida do hamster. Perda de pelo também pode ser associada com irritação de pele e nesse caso deve ser procurado conselho veterinário.
Mancha no Quadril - Esta não é uma doença mas é conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupação quando notam isso. O hamster Sírio tem uma mancha em cada quadril, estas são glândulas de odor e são perfeitamente normais. Eles podem parecer pegajosos de vez em quando.
Qualquer hamster que sofre de enfermidade séria ou prolongada deve ser levado a um veterinário.