domingo, 30 de setembro de 2012

Biscoito para Hamster

1 ovo
1 colher de creme de amendoim
2 gotinhas de água
3 colheres de ração de hamster
2 colheres de arroz


(Quem não tiver creme de amendoim pode fazer em casa . A receita está no MANUAL DO MUNDO.)

Mexa em um pote
Coloque em uma forma e coloque no forno por aproximadamente 5 á 10 minutos (280 graus)


Crianças peçam ajuda a um adulto!!!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um pouco sobre a mascote desse blog(Lua)

Uma hamster que está comigo a 2 meses e 16 dias
tem em torno de 3 meses

Ela é muito querida ,e  nesses 2 meses e16 dias que ela esta comigo já aprendi muito !!!!

Te amo Lua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*---*S2



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O dente

“O moço do pet shop disse que os dentes do hamster nunca param de crescer. Eu achei estranho porque eles parecem estar sempre do mesmo tamanho. isso é verdade ou não?” Anna Carolina, 11 anos.


O moço do Pet shop falou a verdade, Anna. Coelhos, hamsters, ratos… Nesses animais os dentes estão em constante crescimento e precisam ser desgastados o tempo todo. Mas não são todos os dentes que crescem a vida toda, apenas os quatro incisivos, dois em cima e dois embaixo, que ficam posicionados de forma alinhada bem na frente da boca. Por isso, é importante tomar muito cuidado com a alimentação desses bichinhos fofos.
Ás vezes os hamsters possuem um forte instinto sair roendo tudo, e por isso ficam horas roendo a grade da gaiola ou tentando destruir a rodinha. Isso é normal. Afinal, os dentes precisam mesmo ser desgastados. Esses bichinhos necessitam de uma alimentação que estimule o desgaste dos seus dentes e por isso oferecer sempre alimentos molinhos não é uma boa idéia. Nada de facilitar descascando as sementes de girassol e o amendoim! Oferecendo alimentação amolecida pode custar a vida dos hamsters, pois os dentes vão crescendo, crescendo e crescendo até fechar a abertura da boca e até causar uma perfuração (veja nas imagens).
Ainda existe uma anomalia genética que pode atacar os hamsters. Os dentes da frente são perfeitamente alinhados, porém, em alguns casos de má formação em que os dentes de cima não se alinham com os de baixo. Quando isso acontece, eles não se desgastam e crescem desproporcionalmente, impedindo o animal de se alimentar e levando-o à morte.

Se o dente do hamster atingir esse tamanho, ele não poderá mais comer!
Aqui, os incisivos de baixo cresceram demais!







quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Férias & viagens

Viagens Curtas
Se for viajar por um curto espaço de tempo (por exemplo até 1 semana), não necessita de levar o seu hamster. Pode deixá-lo tranquilamente em casa, desde que respeite algumas condições:
• Deixe uma boa quantidade de água disponível em bebedouros do tipo pipeta.
• Deixe uma boa quantidade de comida seca disponível.
• Se não tiver a certeza da quantidade de água e comida que você deve deixar, exagere para mais (o consumo médio de um hamster adulto é de 10 gramas de alimento por dia e 10 ml de água).
• Certifique-se que deixa a gaiola em um lugar seguro, longe de correntes de ar e do sol directo.
• Se for possível, peça a alguém da sua confiança para passar em sua casa no meio da semana, para verificar se está tudo bem.

Viagens Longas
Para viagens longas, você pode optar por duas soluções:
Levar o(s) Hamster(s) consigo:
• Deve transporta-lo na própria gaiola ou em num terrário de plástico.
• Não esquecer a comida e a água sempre à disposição, bem como a rodinha. (para viagens de carro, pode retirar a água, mas não se esqueça de lha oferecer de 2 em 2 horas ou toda vez que o hamster acordar)
• Certifique-se que a gaiola se encontra num lugar arejado, mas protegida do sol e do vento (O ideal é no compartimento dos passageiros, se possível colocando um cinto de segurança por forma a evitar deslizamentos da gaiola. Cuidado com o Ar Condicionado…)

Deixar o(s) Hamster(s) com alguém:
• Instrua minuciosamente a pessoa sobre os cuidados necessários, como alimentação e limpeza por exemplo (mais vale ser “chato” do que deixar alguém sem toda a informação necessária).
• Reveja todos os cuidados a ter com o posicionamento da gaiola (sol directo/cheiros fortes/ esquecer a porta da gaiola aberta/etc.)
• Deixe um telefone de contacto, para situações imprevistas ou urgências (Se tiver algum Veterinário da sua confiança, não esqueça o contacto deste).

Alimentação

Alimentação:
Os Hamsters adoram acumular reservas de alimento, que transportam para os seus esconderijos numas bolsas que possuem na boca e que quando cheias lhes dão um ar muito patusco. Alimentam-se basicamente de grãos, frutas, raízes, queijos, e no seu habitat natural, de larvas e pequenos insectos. Existem no mercado inúmeras rações equilibradas, por forma a fornecer todos os elementos necessários a uma alimentação correcta. Pessoalmente gosto de variar de marca, pois só assim se descobre qual a marca preferida pelo nosso Hamster. Pode ainda adquirir-se em lojas de animais rações avulsas.

Pode ainda oferecer-se pequenas quantidades de fruta, ou vegetais, que eles muito apreciam (Maçã, Pêra, Banana, Uvas, Cenoura, Amendoins, Passas, Nozes (miolo), etc.) e também Queijo ou Ovo cozido. No entanto, estes “mimos” não devem ser oferecidos por sistema, mas sim ocasionalmente e como forma de recompensa ou guloseima, por forma a evitar que o Hamster engorde demais.
Para evitar doenças, devem evitar-se alguns alimentos: Alface, Tomate, Pêssego, Ramas de Verduras, Alimentos congelados ou em conserva. Diariamente, um Hamster consome cerca de 7 a 12 gr. de alimentos e cerca de 8 a 12 ml. de água.
Deve ainda fornecer-se aos Hamsters alimentos duros (biscoitos ou blocos de minerais) de forma a permitir um desgaste saudável dos seus dentes, que durante toda a sua vida nunca param de crescer. Nas lojas da especialidade encontram-se várias marcas.

Higiene

Higiene:
Os Hamsters são animais muito asseados… Aliás, 80% do tempo que passam acordados é dedicado à sua higiene pessoal, e é um espectáculo encantador observar uma sessão de limpeza, pois realizam-na com tal minúcia e pormenor que nenhuma região do seu corpo escapa, inclusive atrás das orelhas.
Assim sendo, apenas temos de cuidar da higiene do seu espaço. A gaiola deve ser limpa pelo menos de 2 em 2 semanas. Recomenda-se a lavagem de todos os acessórios, tendo o cuidado de usar detergentes ou sabão neutro e enxaguar muito bem, para que não fiquem resíduos.

Os Hamsters não apreciam que o seu ninho/armazém seja mexido, no entanto deve verificar-se o estado das provisões aí guardadas, por forma a evitar a formação de bolores e fungos, que podem causar graves doenças (como a diarreia, por exemplo).
A água deve ser mudada com frequência, bem como o litter do WC, por forma a evitar cheiros desagradáveis.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Alojamento



Alojamento:
O Hamster é um animal muito sensível às variações de temperatura, pelo que o ideal será colocar a sua gaiola numa zona da casa onde a temperatura oscile entre os 20º a 24º C, e longe de correntes de ar. A exposição solar directa ou a uma luz muito intensa deve ser evitada. De preferência a sua gaiola deve ser colocada num local calmo durante o dia (sendo animais nocturnos, tendem a dormir a maior parte do dia).
Existem diversos modelos de gaiolas, desde o mais simples ao mais elaborado. Pode ser de grades ou toda em acrílico com pequenos respiradores (as últimas são particularmente indicadas para as espécies de hamsters mais pequenas ou quando se pretende fazer criação). Por norma nem sempre a gaiola mais bonita tem a manutenção mais fácil (numa gaiola com muitos tubos a limpeza torna-se mais difícil).
As gaiolas podem ter um só nível ou vários patamares. Se se optar pelo segundo tipo, deve ter-se o cuidado para que a altura entre os patamares não ultrapasse os 20 a 25 cm de altura, pois os Hamsters (apesar de grandes atletas) são muito sensíveis a quedas de alturas mais elevadas que isto.

Outro factor a ponderar na escolha da gaiola e restantes acessórios: Os Hamsters adoram roer tudo à sua volta, por isso devem escolher-se materiais não tóxicos, e se possível resistente…
Devem-se evitar gaiolas sobrepovoadas, pois se existirem muitos animais num espaço pequeno, vão surgir lutas devido ao stress, e muitas vezes ferimentos provocados por essas lutas podem originar a morte de animais. Convém ainda separar os sexos, por forma a evitar ninhadas indesejadas.

domingo, 2 de setembro de 2012

Como escolher um hamster


Como escolher um Hamster:
Em primeiro lugar convém decidir qual a espécie de Hamster que pretende, pois a escolha da gaiola irá depender desta decisão (o espaço entre as grades de cada gaiola pode ser excessivo para o tamanho do Hamster pretendido).
Antes de comprar mais do que um Hamster, devemos certificarmos-nos das suas raças. Algumas raças são sociáveis, podendo vários indivíduos conviver bem numa mesma gaiola, enquanto outras são mais territoriais e poderão originar lutas até a morte. Sempre que tiver dúvidas tente informar-se junto das boas lojas, ou então compre apenas um hamster.
Caso sinta segurança para identificá-los, o Anão Russo, o Chinês e o Roborovski são sociáveis e gregários (embora haja excepções), e vários Hamsters dessas raças podem ser mantidos na mesma gaiola. No entanto, será melhor se forem da mesma ninhada, estiverem juntos desde o nascimento e forem do mesmo sexo. Todos os outros tipos de Hamster, especialmente o sírio, precisam de ser mantidos separados, para evitar lutas.
Só se devem manter na mesma gaiola dois Hamsters que conviveram juntos desde pequenos, pois um Hamster ao ficar numa gaiola sozinho demarca o seu território e poderá entrar em atrito com um novo “morador”.
Dada a sua curta expectativa de vida (2 a 3 anos), deve adquirir-se um animal jovem (o ideal é perto das 5 semanas), e sempre que possível com as seguintes características, que são indicadoras de um animal saudável:
- Focinho seco.
- Olhos vivos e brilhantes.
- Orelhas em pé.
- Pêlo sem falhas, brilhante e macio.
- Corpo cilíndrico.
- Apetite (muito…)
Os Hamsters são activos e brincalhões por natureza, mas como são animais nocturnos, o ideal seria visitar a loja e adquiri-lo ao final da tarde ou ao princípio da noite, pois assim será mais fácil avaliar o seu comportamento.
Um Hamster saudável e que não contacte com outros roedores selvagens (ratos domésticos, ratazanas, etc.) não necessita de vacinação ou desparasitação. No entanto são animais muito sensíveis e quando adoecem, rapidamente a situação pode evoluir de forma fatal, pelo que não se deve adiar a procura de um veterinário, sempre que se suspeite de doença.

sábado, 1 de setembro de 2012

Hamster roborovski


O hamster roboroviski é originário da Mongólia e norte da China. Por serextremamente ativo e rápido, e por isso mais difícil de manusear do que as outras espécies, não é tão criado como animal de estimação. Apesar disso, tem um temperamento dócil e dificilmente morde.
Raramente encontra-se algum exemplar em pet shops, mesmo nos Estados Unidos e na Europa, embora haja criadores no mundo inteiro desta espécie de hamster, a menor entre os hamsters mantidos comos animal de estimação: mede, quando adulto, apenas 5 cm.
Podem facilmente escapar pelas grades das gaiolas comuns, e por isso devem ser mantidos em aquários espaçosos, em razão da sua intensa atividade - o que, aliás, torna admirar um hamster roborovski um grande divertimento.

Biologia

OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroPhodopus
EspécieRoborovskii
Tamanho4 a 5 cm
Período de gestação23 a 30 dias
Média de vida3 a 3,5 anos

Hamster anão winter-white


Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Essa espécie também é conhecida como hamster siberiano (não confundir com sírio).
A espécie possui a tendência de se tornar branca no inverno, daí seu nome, "winter-white" (que poderia ser traduzido por algo como "branco no inverno"). Como nessa época de ano há menos incidência de raios de luz, a pelagem do hamster pode ficar mais clara ou mesmo completamente branca. Geralmente, as fêmeas não entram no cio durante esse período e, portanto, não há acasalamento.
O hamster anão russo winter-whites é sociável e pode viver em grupos de um único ou Hamster anão winter-white no seu traje invernalde ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos. Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e, embora seja calmo e amigável, pode ocasionalmente mostrar pouca tolerância ao manejo descuidado. Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

Biologia

OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroPhodopus
EspécieSungorus
Tamanho10 a 12 cm
Peso20 a 28 gramas
Período de gestação18 a 21 dias
Média de vida1,5 a 2 anos

Hamster anão campbells


Originalmente o hamster anão russo campbells habita as estepes e regiões semi-áridas da Ásia Central, assim como as dunas de areia da Mongólia e do nordeste da China.
O hamster anão russo campbells mede de 10 a 12 cm quando adulto e apresenta o corpo ligeiramente roliço. Esses animais tem bolsas nas bochechas para carregar alimentos e apresentam pêlos nos pés. O macho é maior que a fêmea.
Como o hamster chinês, o hamster anão russo campbells é sociável e pode viver em grupos de um único ou de ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos.
Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e pela menor tolerância ao manejo descuidado (isto é, pode morder quando incomodado). Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquários.

Biologia

OrdemRodentia FamíliaCricetidae GêneroPhodopus EspécieCampbelli Tamanho10 a 12 cm Peso22 a 28 gramas Período de gestação18 a 21 dias
Média de vida1,5 a 2 anos

Hamster chinês


O hamster chinês é originário do norte da China e da Mongólia e sua fisionomia lembra sobremodo um rato - mais do que qualquer outra espécie de hamster, entenda-se.
Essa espécie de hamster é sociável (ao contrário do hamster sírio) e convive bem com outros de sua espécie, seja do mesmo sexo ou de sexos distintos, desde que todos os membros do grupo se conheçam desde pequenos. Apesar disso, as fêmeas, quando grávidas, podem se mostrar bastante agressivas, o que torna necessária a existência de esconderijos onde os machos - via de regra, os perseguidos - possam se refugiar da ira feminina.
Noturnos, assim como as outras espécies, o hamster chinês pode permanecer ativo durante períodos ao longo do dia. Como ocasionalmente pode tentar passar pelas grades das gaiolas comuns de hamsters, é indicado alojá-los em gaiolas específicas (com grades mais próximas) ou em aquários. É um bom animal de estimação, embora, quando escape, possa ser difícil recapturá-lo, em razão de sua velocidade.
O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os anão russo campbells, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

Biologia

OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroCricetus
EspécieGriseus
Tamanho10 a 12 cm
Peso2 a 3 gramas (nascimento), 38 a 46 gramas (adulto)
Coração280 a 412 batidas por minuto
Consumo de comida10 a 15 gramas por dia
Consumo de água11 a 13 ml por dia
Período de gestação21 dias
Média de vida2 a 2,5 anos

Hamster sírio

O hamster sírio, no Brasil às vezes também conhecido como hamster panda, em razão da cor que pode apresentar, é a espécie de hamster mais comum nos lares do Brasil e do mundo.
Em razão de seu temperamento dócil e da tolerabilidade ao manajamento, o hamster sírio é a espécie mais apropriada para crianças pequenas, que podem manuseá-lo sem riscos, desde que sob supervisão de um adulto.

Animal de hábitos inverteradamente solitários, jamais deve ser mantido com outro hamster na mesma gaiola, depois de 8 a 10 semanas de vida; caso contrário, brigas sérias podem acontecer, inclusive com a eventual morte de um dos animais.
Mede de 15 a 20 cm, com um pequeno rabo. Seus pés (4 nas patas da frente e 5 nas de trás) não possuem pêlos. Os hamsters sírios possuem, nas suas bochechas, bolsas que podem carregar até metade do peso do próprio corpo em comida ou material para a casinha.
O tempo de vida médio do hamster sírio é de 2 a 2,5 anos. Contudo, pode acontecer de eles viverem até 4 anos - desde que o dono zele bem do animal para que isso ocorra.

Biologia

OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroMesocricetus
EspécieAuratus
Tamanho15 a 20 cm
Peso2 a 3 gramas (nascimento), 180 a 210 gramas (adulto)
Coração280 a 500 batidas por minuto
Consumo de comida10 a 15 gramas por dia
Consumo de água30 ml por dia
Período de gestação16 dias
Média de vida2 a 2,5 anos